Irmandade de Santa Joana apresenta programa das festas da Padroeira da Cidade e da Diocese.

2022-05-02 11:12

Categoria: 

Concelho: 

A Irmandade de Santa Joana Princesa, responsável pela organização da festividade da Padroeira da cidade e da diocese de Aveiro, a 12 de Maio, apresenta a programação mantendo os prontos festivos habituais na celebração.

Já no dia 6, pelas 21h30, no Museu de Aveiro, Paulo Portas irá aos “Encontros de Santa Joana”, com o tema “Santa Joana: uma mulher entre poderes”.

No dia 12, as celebrações começarão às 9h15, na Igreja de Jesus – Museu de Aveiro, com a investidura de dois Irmãos ‘tradicionais’, quinze ‘Irmãos de carreira’, isto é, tendo terminado o seu percurso nos graus juvenis da Irmandade, e ao chegarem à idade adulta, atingem a sua plenitude de direitos e deveres na instituição, e dois Irmãos ‘honorários’.

A Direcção da Irmandade vai distinguir, a título póstumo, o Padre Arménio Alves da Costa Júnior, considerando que foi Pároco da Sé e, portanto, ligado ao culto a Santa Joana e por ter realizado o seu doutoramento sobre obras musicais do antigo Convento de Jesus, casa espiritual de Santa Joana, e ser criador do grupo dos ‘Cavaleiros’.

Distinção que chega 25 anos depois do falecimento.

Será também distinguido como Irmão ‘honorário’ Amaro Neves, ao completar os seus 80 anos, criador dos grupos dos ‘Leais Conselheiros’, ‘Donzéis’, ‘Damas’, Donzelas’, ‘Aias’ (este com Manuel Bóia), ‘Escudeiros’ e ‘Açafatas’.

Em 1989 escreveu a obra “A Real Irmandade de Santa Joana e os seus inventários artísticos”.

Segue-se a missa concelebrada na Catedral, às 10h, finda a qual se rumará ao Túmulo de Santa Joana.

A procissão inicia-se às 16 horas e compõe-se nos moldes similares aos de anos anteriores.

Em 2022, integram a procissão binómio equestre da GNR, Fanfarra do Exército e Pelotão aero-transportado do RI 10 cerca de 80 elementos dos graus juvenis, Corpo Nacional de Escutas, Irmandades – e pela primeira vez as Fraternidades Leigas de São Domingos, representações cívicas, as duas corporações de Bombeiros de Aveiro, e três agrupamentos musicais.

A procissão sairá da Sé e percorre as ruas Batalhão Caçadores Dez, Nascimento Leitão, de Coimbra, praça Humberto Delgado, rua de José Estêvão, largo da Apresentação, praça 14 de Julho, rua Domingos Carrancho, praças Melo Freitas e Humberto Delgado, ruas Clube dos Galitos, Belém do Pará, Gustavo Ferreira Pinto Basto, praça Marquês de Pombal, avenida de Santa Joana, recolhendo na Igreja de Jesus.