IPAM: Primeira edição da World Disco Soup Day em Portugal "foi um sucesso".

2018-05-02 16:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A primeira edição da World Disco Soup Day em Portugal foi realizada "com sucesso", registando uma adesão "muito positiva". A iniciativa, dinamizada pelo IPAM, através do IPAM Base, do Slow Food Porto e da Rede Global de Jovens do Slow Food, teve lugar no passado sábado, dia 28 de abril, em Arcos de Valdevez e em Arouca.

“Estamos muito contentes com o envolvimento de todos e os números são significativos. Só no sábado foram processados 70 kg de alimentos e servidas 190 refeições” revela Rui Rosa Dias, professor do IPAM e presidente do Slow Food Porto.

Munidos dos seus próprios pratos e talheres, os participantes inscritos degustaram várias sopas e uma refeição preparadas com produtos prestes a chegar ao final da validade e do 'Ark of Taste'.

Assinalado em mais 160 países, do Uganda ao Japão, do Brasil à Holanda, "com o propósito de sensibilizar a população em geral para o desperdício alimentar", o World Disco Soup Day foi dinamizado pelos dois núcleos Slow Food em Portugal – Arcos de Valdevez e Arouca -, com várias iniciativas como, preparar ingredientes, cozinhar, comer e dançar. Ao longo de todo o dia, o Slow Food Porto – Portugal, que nasceu no seio do IPAM, desafiou a população a descobrir uma maneira divertida para economizar comida, convidando ainda à reflexão sobre a quantidade de alimentos que são desperdiçados.

O impacto da edição mundial ultrapassou as edições anteriores uma vez que todas as iniciativas World Disco Soup Day trabalharam em simultâneo, em todo o mundo, com a finalidade de causar um maior impacto a nível global. Em Portugal, vários chefs associaram-se à iniciativa assim como diversas cadeias de distribuição.

Em 2017, a Slow Food Youth Network (SFYN) organizou o primeiro World Disco Soup Day, reunindo milhares de pessoas num magnífico dia de festa que permitiu economizar grandes quantidades de comida. Em mais de uma centena de World Disco Soup Day,

Realizados, o ano passado, em 40 países e em 5 continentes, foram transformadas mais de 5 toneladas de alimentos em 25 000 refeições.