Investigadores da UA lançam guia escolar para ensino de Segurança e Saúde Ocupacionais.

2020-02-13 18:13

Categoria: 

Concelho: 

A equipa de investigadores do projeto Erasmus+ “Mind Safety – Safety Matters II”, na Universidade de Aveiro (UA), lançou um guia dirigido a professores e formadores nacionais e europeus. O 'Teacher´s Guide on Occupational Safety and Health Education – Exploring 'OSH! What a Bright Idea!'' é uma nova uma ferramenta de apoio ao trabalho de professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e também de formadores na área da Educação para a Segurança e Saúde Ocupacionais.

O trabalho resulta de uma parceria entre três unidades orgânicas da UA, nomeadamente, os departamentos de Comunicação e Arte (DeCA), Engenharia Civil (DECivil) e Educação e Psicologia (DEP) e respetivas unidades de investigação: DigiMedia, RISCO e CIDTFF. Os investigadores Fernanda Rodrigues, Mariana Ribeiro Clemente, Rui Vieira, Rui Neves, Ana Margarida Pisco Almeida, Luís Pedro e Joana Beja assinam o guia.

Este guia constitui-se como uma ferramenta de apoio ao trabalho de professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e também de formadores na área da Educação para a Segurança e Saúde Ocupacionais.

A publicação apresenta sugestões de exploração do recurso digital educativo 'OSH! What a bright idea!' (http://osh.act.gov.pt/), oferecendo variadas oportunidades de inserção curricular interdisciplinar, destacando-se a área da Cidadania e Desenvolvimento. Com uma forte aposta na promoção de competências do ‘Perfil do Aluno à Saíde da Escolaridade Obrigatória’, as abordagens educativas privilegiadas incluem a interdisciplinaridade, o project-based learning, o active learning (aprendizagem ativa focada no aluno), a multimodalidade, o recurso às tecnologias e a valorização da inclusão e da acessibilidade. Inclui ainda um conjunto de implicações para a prática e política educativas.

O projeto Mind Safety – Safety Matters II (2018-1-PT01-KA201 – 047416) procura melhorar e inovar nos métodos de ensinar temas de saúde e segurança na sala de aula, motivando e preparando os jovens para trabalharem em condições seguras e a viverem e aprenderem para serem cidadãos responsáveis depois de deixarem a escola.