Investigadora da UA/CESAM nomeada perita da Missão para o Restauro dos Oceanos da UE.

2022-09-20 17:34

Categoria: 

Concelho: 

A investigadora Helena Vieira, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), foi nomeada para o grupo de peritos da Missão “Restaurar os nossos oceanos e águas” da União Europeia (UE), mandato que se prolongará até 2025.

A Missão “Restore our Ocean and Waters by 2030” é uma das cinco existentes para as quais foram agora nomeados os grupos de peritos internacionais, no âmbito do Horizonte Europa, programa de investigação e inovação da UE.

Personalidades independentes de reconhecido mérito com experiência comprovada de serviço público e envolvimento com os cidadãos e de perfis diversos escolhidas para esta iniciativa.

A apresentação dos grupos de peritos de Missão decorrerá a 28 e 29 de setembro (e a primeira reunião formal decorrerá em Bruxelas no dia 5 de outubro).

A cada grupo de peritos das Missões compete promover as missões definidas em cada área, sensibilizando e informando os cidadãos, aconselhar sobre as ações previstas nos planos de implementação de cada missão elaborados a partir do trabalho produzido pelos grupos de peritos das Missões na primeira fase, entre 2019 e 2021.

Professora, há 14 anos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Helena Vieira foi diretora-geral da Política do Mar, entre 2020 e 2022.

Para além da Missão “Restore our Ocean and Waters by 2030”, as restantes quatro missões versam a “Adaptação à Mudança Climática”; Plano Europeu de Combate ao Cancro para melhorar a vida de mais de 3 milhões de pessoas até 2030; 100 Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras até 2030 e Acordo de Solo para a Europa com estabelecimento de 100 laboratórios vivos e exemplares para liderar a transição rumo a solos saudáveis até 2030.

Para além de Helena Vieira, também os académicos portugueses Paulo Ferrão e Teresa Pinto Correia serão membros dos grupos de peritos das Missões, respetivamente, da Missão Cidades e da Missão Solos.