"Invasão do Iraque foi uma espécie de Big Bang" - Jorge Sampaio.

2015-11-16 11:19

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ana Gomes considera que a Europa está a falhar ao nível das políticas comuns externa e de segurança. Membro do Parlamento Europeu desde 2004, com trabalho desenvolvido em áreas como Liberdades Cívicas e Direitos Humanos, Ana Gomes defende que os países devem concertar as suas ações. O estado Islâmico surge como referência da ineficácia. Estas declarações foram proferidas poucas horas antes dos atentados de Paris.

“E que está relacionado com as relutâncias dos Estados membros de que na área de defesa estão a defender a soberania nacional. Nem isso nem a segurança dos próprios cidadãos. Há ineficácia da UE no combate ao Estado Islâmico nas linhas da frente, nos países que são produtores de refugiados, no Norte do Iraque por exemplo”.

Jorge Sampaio e Ana Gomes passaram na sexta pela Universidade de Aveiro para debater desafios e soluções para a crise dos refugiados na Europa. O Doutor Honoris Causa pela UA e antigo presidente da República falou do significado da intervenção no Iraque e derrube de Sadam Hussein como momento marcante na era moderna (com áudio).

Jorge Sampaio, Alto Representante para a Aliança das Civilizações de 2007 a 2013 e um dos fundadores da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios defende que a criação de condições para acolher alunos sírios deve merecer prioridade. “Este ensino superior para emergências é um tema que tem que ser lançado a sério na sociedade internacional. Falei com Gordon Brown, enviado especial das Nações Unidas para a Educação, para fazer lóbi para o ensino superior. Há oferta não preenchida e estudantes que querem continuar estudos”, salientou Jorge Sampaio assumindo que não há respostas garantidas ou soluções milagrosas.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações estima-se que mais de 650 mil imigrantes chegarão à Europa por mar até ao final do ano.