Instalação cerâmica do Barreiro da Fonte Nova em exposição no Museu do Azulejo.

2022-01-04 18:43

Categoria: 

Concelho: 

O projeto de revestimento cerâmico ‘Da água ao jardim’, localizado no túnel de passagem sob a linha de caminho-de-ferro, na zona do Barreiro da Fonte Nova, em Aveiro e da autoria da arquiteta Ânia Gabriel Abrantes, foi seleccionado para estar presente na exposição temporária do Museu Nacional do Azulejo, ‘Territórios desconhecidos: a criatividade das Mulheres na cerâmica moderna e contemporânea portuguesa (1950-2020)’, que se encontra patente de 14 de dezembro de 2021 a 26 de junho de 2022.

O princípio da proposta para o revestimento cerâmico das paredes do túnel do Barreiro baseou-se na sua localização relativa no C~centro da cidade. Esta passagem sob a linha de caminho de ferro constitui uma ligação entre uma área da cidade de Aveiro dominada pela presença da Ria, na zona da Fonte Nova, e uma área da cidade dominada pela presença de espaço verde extenso, a nascente deste eixo. Assim, afirma-se o princípio de uma ligação, de uma passagem delimitada entre dois locais, entre a água e o jardim.

"A obra contemplou uma composição gráfica que partiu do círculo como figura geométrica principal, numa variação de dimensão dentro do quadrado que é o próprio azulejo, respeitando a sua forma e a matriz do seu conjunto, exponenciado pelo uso de três cores, num gradiente entre azul, branco e verde, retratando as duas áreas que são ligadas pelo túnel e adequando a representação ao reduzido tempo de visualização e à distância e ao movimento do observador".

A instalação foi executada em 2013 pela Revigrés, em resultado de um concurso de ideias promovido pela Câmara Municipal de Aveiro.