Instalação artística “Clic.lab – um planeta em suspenso!” promoveu consciência ambiental em Águeda.

2021-08-03 17:18

Categoria: 

Concelho: 

O antigo Instituto da vinha e do Vinho (IVV) recebeu o “Clic.lab – um planeta em suspenso!” a mais recente instalação sonora interativa realizada pelo artista aguedense Bitocas Fernandes. Este projeto artístico resultou de uma candidatura do Município de Águeda, no âmbito do projeto C-Change, um programa internacional que interliga a arte e o ambiente.

Nesta instalação, os visitantes transformaram-se em participantes da arte instalada, com o objetivo de que tomassem consciência da urgência da reutilização de materiais. Tal propósito foi conseguido na forma criativa na instalação de instrumentos sonoros e suspensos que, tal como refere o autor, apontava para o próprio planeta que “está em suspenso, à espera que tomemos a iniciativa de o preservar”.

Durante o mês de julho, foram realizadas 14 sessões de visita (previamente agendadas), num total de 140 participantes, com os quais, entre a diversão e a interação com os materiais suspensos, surgiram novas ideias sobre como ajudar o planeta.

Construída a partir de materiais abandonados “e que foram carinhosamente guardados” e aproveitando outros obsoletos de diversas empresas da região (Revigrés, OLI, EEE, Extrsusal e Qual), que permitiram alargar a diversidade criativa da instalação, esta obra pretendia, assim, chamar a atenção para a reutilização de tudo o que existe. O objetivo era “demonstrar que a novidade, a surpresa, pode acontecer a partir do usado, não sendo necessário gastar novos recursos ou dinheiro para ter meios de exploração sonora e até musical”.

Esta instalação, idealizada e construída por Bitocas Fernandes, contou com os contributos de Rui Oliveira (nas parabólicas) e de Paulo Brites (na iluminação), todos criadores residentes em Águeda.

Esta nova criação foi idealizada e construída de forma a ficar integrada na parte superior da Materialteca, um espaço disponibilizado pela autarquia para coworking e criação coletiva, disponível numa das salas do antigo IVV, onde artistas residentes ou outros com iniciativas pontuais podem partilham materiais, ferramentas e ideias.