Inscrições abertas para a 'Corrida Mais Louca da Ria' e para o Concurso Gastronómico 'O meu Bacalhau é melhor que o teu'.

2022-07-11 18:22

Categoria: 

Concelho: 

Até 1 de agosto estão abertas as inscrições para a “Corrida Mais Louca da Ria - Corrida de Embarcações Originais”, que decorre no âmbito do Festival do Bacalhau.

O Festival do Bacalhau, que acontece de 10 a 14 de agosto, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, volta a contar com uma das suas atividades mais divertidas: a “Corrida Mais Louca da Ria – Corrida de Embarcações Originais”.

Agendada para o dia 13 de agosto, às 15h, esta atividade visa promover e incentivar a prática lúdico-desportiva e conta com a participação de Associações, Instituições e Empresas do Município de Ílhavo.

A prova, que permite conferir mais diversão ao Festival do Bacalhau, é dividida nas categorias de “Demonstração”, subdividida em “Construção” (embarcação com casco inédito e inovador) e “Transformação” (recuperação de um casco de uma outra embarcação), e “Corrida” (realização do percurso da prova no menor espaço de tempo).

A prova tem ainda um conjunto de prémios monetários que servem de motivação à participação das Associações, Instituições e, ainda, vouchers/ofertas para as Empresas.

As inscrições decorrem até 1 de agosto, na Câmara Municipal de Ílhavo.

Até 29 de julho estão abertas as candidaturas para o Concurso Gastronómico “O meu Bacalhau é melhor que o teu”, que desafia o público não profissional a apresentar a sua melhor receita utilizando o “fiel amigo”, no Festival do Bacalhau que decorre de 10 a 14 de agosto no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré.

Os candidatos terão de apresentar um prato principal cuja proteína principal é o Bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa e/ou um ou mais dos seus derivados.

Os candidatos devem submeter as suas receitas através do envio do formulário de inscrição e do vídeo da receita, com duração máxima de 5 minutos, onde apresentam e explicam a confeção do prato.

A primeira fase eliminatória será realizada por um painel de três jurados (um representante da Câmara Municipal de Ílhavo, um representante da Vorwerk Premium, parceira do evento, e um chef designado pela Câmara Municipal de Ílhavo), que selecionará as três receitas para a fase seguinte.

A segunda fase da eliminatória será realizada no dia 14 de agosto, no showcooking “O Meu Bacalhau é Melhor que o Teu” com a confeção dos pratos pelos respetivos autores, na presença do Júri que selecionará o melhor dos três.

A organização disponibilizará os ingredientes e o material de cozinha, incluindo o robot de cozinha Bimby, para a realização dos showcookings.

O vencedor será premiado com uma TM6, o último modelo da Bimby.