Incêndio em Sever continua ativo.

2022-07-08 07:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Preocupação pelo incêndio de Sever que entrou no município de Águeda.

Ontem à noite chegaram a estar no terreno 368 operacionais, apoiados por 114 viaturas.

O comandante do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Aveiro, José Pinto, disse à Lusa que o incêndio continuava com frente “muito ativa”.

Em Águeda instalou-se preocupação pela aproximação do incêndio à povoação de Ventoso mas sem casas em risco.

A Estrada Nacional 333 chegou a estar fechada para facilitar a ação dos bombeiros e em nome da segurnaça.

Seis distritos de Portugal continental estão em alerta laranja, o segundo mais elevado, a partir de sexta-feira.

Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Santarém são os seis distritos enquanto os restantes 12 distritos estão em alerta amarelo, o terceiro mais elevado.

A situação de alerta decretada pelo Governo prolonga-se até ao dia 15 de julho.

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os Ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, da Saúde, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e da Alimentação determinaram hoje a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente.

A Declaração surge na sequência da elevação do Estado de Alerta Especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), em todos os distritos do território continental.

Esta Declaração decorre da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio Elevado, Muito Elevado e Máximo previsto pelo IPMA em todos os distritos do continente nos próximos dias.

Está proibido acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.

Está também proibida a realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração e trabalhos em espaços florestais.

Quanto a meios há mobilização geral para este período de risco.