“Ílhavo Wi-Faina… apanha a rede” disponível em diversos pontos do Município de Ílhavo.

2019-09-26 16:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Após um período experimental que decorreu durante o mês de agosto, a Câmara Municipal de Ílhavo disponibiliza definitivamente, em diversos locais do município, um acesso público a rede wi-fi.

A rede municipal de acesso livre e gratuito à Internet, sustentada no projeto “Ílhavo Wi-Faina… apanha a rede”, conta com vários pontos distribuídos pelas quatro Freguesias do Município, resultado de um investimento de 44 mil euros, realizado no âmbito do projeto “Município de Ílhavo: Destino Turístico Inteligente” que tem o cofinanciamento da Turismo de Portugal.

Com este projeto, a Câmara Municipal de Ílhavo pretende dotar os principais pontos turísticos e de maior afluência do Município com acessos wi-fi, públicos e gratuitos, à Internet.

O acesso à rede "é bastante simples e intuitivo". O ecrã de entrada na rede “Ílhavo Wi-Faina” obriga a responder a duas questões específicas, apenas para fins estatísticos na vertente turística, pré-configuradas pela Turismo de Portugal. Além disso, "carece ainda de um registo perfeitamente aleatório e sem necessidade de reconfirmação. Por uma questão de universalidade e equidade a rede obriga a novo acesso após cada 5 horas de ligação".

Integra ainda a rede wi-fi livre do Município de Ílhavo a rede “PASMO”. Este recurso tecnológico é um projeto de Investigação e Desenvolvimento promovido pelo Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro, cofinanciado pelo CENTRO2020 e PORTUGAL2020, através do FEDER, sendo a Câmara Municipal de Ílhavo entidade parceira.

Pontos e áreas de acesso: Praia da Costa Nova - Mercado municipal - calçada Arrais Ançã; Cais Criativo; Principais acessos às praias (rede PASMO); Clube de Vela (rede PASMO); Cais dos Pescadores (PASMO).

Praia da Barra: Entrada molhe sul (rede PASMO); Largo do Farol (rede PASMO); Mercado municipal (rede PASMO).

São Salvador:; Casa da Cultura de Ílhavo e Praça; Museu Marítimo de Ílhavo; Jardim Henriqueta Maia; Junto ao Laboratório de Artes Teatro da Vista Alegre.

Gafanha da Nazaré: Jardim Oudinot (zona central); Jardim 31 de Agosto.

Gafanha da Encarnação: Largo da Bruxa.

Gafanha do Carmo: Largo da Igreja.