Ílhavo recebe sessão distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico.

2022-04-01 09:28

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo acolhe a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, entre as 9h e as 18h, no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.

Esta iniciativa é dirigida aos alunos do ensino básico e tem como objetivos educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.

A cerimónia de abertura irá contar com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, pela Deputada da Assembleia da República, Carla Madureira, pela Delegada Regional de Educação do Centro DGEstE, Cristina Oliveira, pela Diretora Regional do Instituto Português da Juventude, Catarina Durão, e pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Mealhada, Inês Salvador Matias.

A sessão terá a participação de 111 jovens (deputados), vindos de 37 escolas (3 jovens por escola e 37 professores das escolas participantes).

Este ano estará em discussão para o Ensino Básico o tema “Fake News: Que Estratégias para Combater a Desinformação?”.

Na condução dos trabalhos ao longo do dia, os jovens de cada escola vão apresentar o seu projeto de recomendação aos participantes e realizar as suas intervenções.

Esta é uma iniciativa de âmbito nacional que envolve a Câmara Municipal de Ílhavo, enquanto anfitriã, a Assembleia da República, o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude.