Ílhavo recebe celebração do dia do padroeiro dos escuteiros.

2018-04-28 10:41

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os Agrupamentos de Escuteiros do Município de Ílhavo celebram o dia de São Jorge com portas abertas a um encontro regional.

Será este domingo com cerca de 2300 Escuteiros a celebrar o patrono mundial (S. Jorge) naquela que é a grande festa do Escutismo da Região de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas.

O S. Jorge 2018 tem início às 9h30, no Jardim Henriqueta Maia, com a Abertura, à qual se segue uma manhã toda ela dedicada a um conjunto de 7 Jogos espalhados por vários pontos do centro da cidade de Ílhavo.

O Almoço está previsto para as 13h, seguido de Desfile (14h30) do Mercado Municipal de Ílhavo e para o Jardim Henriqueta Maia, onde terá lugar a Eucaristia (15h30), celebrada pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, e os restantes momentos protocolares.

Por volta das 17h haverá um momento para Entrega de Prémios e Lembranças aos participantes e o Encerramento do S. Jorge 2018.

A Cerimónia de Encerramento contará, entre outras, com as intervenções do Chefe Nacional do CNE, Ch. Ivo Oliveira e do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo.

O S. Jorge 2018 é resultado de uma proposta de organização conjunta dos seis Agrupamentos de Escuteiros do Município de Ílhavo com a participação do Núcleo de Ílhavo da FNA (associação dos antigos escuteiros) que, ao longo dos últimos anos, têm desenvolvido relações mais próximas por trabalharem em conjunto, e em parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo e juntas de freguesia do concelho na organização anual do Acampamento Municipal de Escuteiros de Ílhavo (ACAMUN).

Um dos responsáveis pelos escuteiros na região, Fernando Cassola, afirma que o escutismo está vivo e continua a atrair novos elementos. Entrevistado no programa Chá das Cinco salientou essa capacidade de se renovar (com áudio). 

Num ano que é de festa pela 10ª edição do ACAMUN, mas também por aniversários com elevada carga simbólica (90 anos do Agrupamento 189 - Ílhavo, 40 anos do Agr. 531 – Gafanha do Carmo, 39 anos do Agr. 588 – Gafanha da Nazaré, 30 anos do Agr. 878 - Costa Nova e 25 anos do Agr. 1021 - Praia da Barra e do Agr. 1024 – Gafanha da Encarnação), os Agrupamentos de Escuteiros do Município de Ílhavo querem receber e celebrar com a sua Região.

Afonso Lau, escuteiro do agrupamento marítimo da Costa Nova, realça o seu percurso de criança até à idade adulta. Hoje na condição de dirigente afirma que procura retribuir tudo o que os escuteiros lhe deram (com áudio).