Ílhavo: "Quando a comunidade está unida ninguém fica para trás" - João Campolargo.

2022-09-13 09:26

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A coesão social volta a ser o pilar do Festival Cabelos Brancos.

Ílhavo assume a aposta na dinamização de atividades para séniores num programa que reúne diferentes áreas de intervenção e que procura estimular a atividade mesmo depois da passagem à reforma.

Sob o mote “Identidade”, o Festival Cabelos Brancos irá fomentar o cruzamento intergeracional, a educação ambiental e a inovação tecnológica.

Entre 19 e 23 setembro, os dias serão reservados à descoberta pela viagem.

Mais de 850 idosos do Município de Ílhavo visitam locais como Batalha, Viana Castelo, Vila Praia de Âncora, Fátima e Nazaré.

Ao longo de 13 dias, a missão é envolver as IPSS, mobilizar a comunidade sénior, estimulando a sua capacidade criativa e aumentando o seu sentimento de pertença à comunidade.

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo diz que esse é mesmo o segredo.

João Campolargo entende que só com esse cruzamento de gerações é possível manter todos unidos e dentro do mesmo barco (com áudio)

O Diretor do Centro Distrital de Aveiro do Instituto da Segurança Social admite que o envelhecimento ativo é um dos grandes desafios do estado social.

Não só pelos cuidados a ter com a sustentabilidade dos sistemas ao nível de reformas, apoios e saúde.

Mas também na qualificação de respostas nesta fase da vida.

Fernando Mendonça lembra que se hoje esse já é um desafio de envergadura, no futuro terá uma dimensão ainda mais expressiva com a prevalência de idosos (com áudio).

Um dos temas em debate no arranque do Festival Cabelos Brancos foi o uso de recursos artísticos.

Numa conversa sobre “As Práticas Artísticas na Pessoa Idosa” ficou o testemunho de quem se desafia.

Zita Leal, antiga docente ligada aos meios culturais, assume que a arte é exatamente esse desafio e combate à solidão (com áudio)