Ílhavo: Ordem dos Psicólogos e Autarquias distinguem laboratório do envelhecimento.

2023-05-11 07:40

Categoria: 

Concelho: 

O Laboratório do Envelhecimento de Ílhavo continua a somar prémios e distinções.

Este espaço dedicado ao estudo e implementação de políticas públicas desenvolvidas na área do envelhecimento mereceu reconhecimentos da Ordem Profissional dos Psicólogos que atribuiu ao Município de Ílhavo o título de “Comunidades Pró-Envelhecimento 2022/2024” e da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais que concedeu o “Selo de Mérito”.

A O reconhecimento da Ordem dos Psicólogos realça o “empenho da autarquia” na implementação de políticas, programas, planos estratégicos e boas práticas, que “manifestam um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, ao longo de todo o ciclo de vida”.

No total, foram apresentadas 85 propostas a nível nacional e reconhecidas 72 candidaturas.

A cerimónia de entrega dos selos decorreu no dia 14 de abril, em Évora, tendo o Município de Ílhavo sido representado pela Vereadora Mariana Ramos.

Já a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais atribuiu o Selo de Mérito, reconhecendo a “linha programática do Laboratório do Envelhecimento, para os cuidadores informais”.

No total, foram apresentadas 54 propostas a nível nacional e reconhecidas 42 candidaturas.

No seu primeiro ano de atividade, o Laboratório do Envelhecimento já conquistou 5 prémios, nacionais e internacionais.

A unidade tem merecido reconhecimento e a visita de comitivas de técnicos e investigadores, provenientes de Portugal e de outros países da Europa, com o intuito de conhecerem o modelo de implementação das políticas públicas de envelhecimento no território de Ílhavo.

É o caso de uma comitiva de investigadores da Tampere University of Applied Sciences, da Finlândia, que recentemente esteve no local.