Ílhavo: Museu Marítimo tem programação especial para o Dia Nacional do Mar.

2021-11-12 11:44

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo celebra, no próximo dia 20, o Dia Nacional do Mar com programação especial.

Atividades a partir das 15h30 com a Oficina “Pelo mar de manhã”, dirigida às crianças e às famílias, que desafia os mais novos a pensarem em ações para travar as alterações do clima e a poluição marítima.

Às 17h, a abertura da Sessão Comemorativa assinala-se com a exposição de fotografia documental “Atlântico”, de Hélder Luís, que aborda o mar como espaço de exploração, de descoberta, de transformação pessoal e, também, como lugar para a interação humana a bordo de um barco.

De seguida decorrerá a apresentação da “Argos”, a revista do Museu Marítimo de Ílhavo, que, nesta nona edição, apresenta o tema “Bacalhau: Alimento, Sociedade e Cultura”, mostrando a relação que outras nações têm com o bacalhau em termos industriais, socioculturais e económicos.

Os Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo também aproveitam esta efeméride para lançar o livro “Navios dos Descobrimentos. Memórias e Modelos", de António Marques da Silva, um dos mais reconhecidos modelistas portugueses, que apetrechou a sala dos mares do Museu Marítimo de Ílhavo com os modelos dos sete navios dos Descobrimentos.

O momento alto da cerimónia culminará com a divulgação do vencedor da 5.ª edição do concurso bienal “Prémio Octávio Lixa Filgueiras”, um dos mais reconhecidos investigadores portugueses em temas de cultura do mar, que distingue trabalhos de investigação na área das ciências sociais, especificamente dedicados à cultura marítima.

A finalizar, a TEAM - Truques & Engenhocas Associação Modelismo abrirá a mostra de trabalhos do 3.º Workshop de Modelismo Naval, que decorreu entre maio e julho passado, com foco na reprodução do “dóri”.