Ílhavo mantém estatuto de Autarquia familarmente responsável.

2018-11-08 07:56

Categoria: 

Concelho: 

No ano em que celebra 10 anos de atividade, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) divulga hoje os resultados de 2018, o ano em que registou o maior número de participantes no inquérito.

Em 130 municípios distingue 70 por práticas efetivas de apoio às famílias e Ílhavo mantém-se na lista.

Destaque para a estreia de Oliveira de Azemeis e para as que há dez anos recebem o galardão. “Estamos a falar de Angra do Heroísmo, Cantanhede, Torres Novas, Torres Vedras, Vila de Rei, Vila Real de Santo António e Vila Real”, esclarece Isabel Paula Santos, responsável do Observatório.

O inquérito do Observatório avalia iniciativas dos municípios em 12 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

“Todas elas foram absolutamente inovadoras quando iniciaram as práticas de apoio às famílias: os tarifários familiares da água, os bancos de manuais escolares, os ATL’s gratuitos, as redes de transportes e outras iniciativas que, à época eram verdadeiramente pioneiras”.

Entre as medidas valorizadas estão os apoios ao nascimento (incluindo alimentação dos bebés e fraldas), pagamento de creches e jardim-de-infância, comparticipação de consultas de oftalmologia e apoio à aquisição de óculos, bancos de medicamentos e comparticipação de medicamentos, oferta de vacinação fora do Plano Nacional de Vacinação, cantinas sociais e cantinas escolares abertas durante os períodos de pausas escolares, e transportes escolares gratuitos até ao 12º ano.

O distrito de Aveiro conta com 7 Autarquias Familiarmente Responsáveis. Os distritos com maior número de autarquias distinguidas foram os distritos de Lisboa (11), Coimbra (9), Santarém (7) e Aveiro (7).

Isabel Paula Santos refere que “o objetivo é atingir 100% de cobertura nacional, potenciando as boas experiências em benefício de todos: autarquias e munícipes”.

A cerimónia de entrega das bandeiras aos municípios premiados terá lugar no dia 21 de novembro, às 17h, na Sede da Fundação CEFA, em Coimbra.