Ílhavo: LAN Trio, com Mário Laginha ao piano, na Casa da Cultura em concerto do Festival de Jazz da UA.

2021-05-26 08:22

Categoria: 

Concelho: 

O LAN Trio, com Mário Laginha ao piano, e o Combo de Jazz da Universidade de Aveiro (UA) constituem as próximas etapas do Campus Jazz – Festival de Jazz da UA em espetáculos descentralizados.

Mário Laginha, um dos mais conhecidos pianistas portugueses da atualidade, especialmente em expressões próximas do jazz, dá nome à primeira letra do LAN Trio.

O saxofonista britânico Julian Argüelles, de onde surge o “A” de “LAN”, é outro nome sobejamente conhecido, tendo já atuado com Dave Holland, John Taylor, Django Bates, Kenny Wheeler, e Carla Bley, entre outros. O terceiro pilar deste trio é o “N”, do percussionista norueguês Helge Norbakken, um dos mais renomados escandinavos neste instrumento.

No entanto, perante as medidas de combate à pandemia adotadas na Noruega, Helge Norbakken será substituído pelo também percussionista João Pereira.

O LAN Trio atua a 28 de maio, na Casa da Cultura de Ílhavo.

O Combo do Mestrado em Música (Jazz) da UA apresenta-se na ESTGA a 1 de junho, pelas 18h00.

As múltiplas dimensões do Festival, neste caso, a pedagógica e de divulgação, e o envolvimento da região, estarão, mais uma vez, patentes nesse momento do primeiro dia de junho.

Esta formação, o Combo de Jazz da UA, é composta por duas guitarras, baixo elétrico, contrabaixo e bateria, sob direção de João Martins, docente da unidade curricular Música de Conjunto, apresentará, neste concerto, um conjunto de obras originais dos seus elementos, compostas e trabalhadas ao longo do ano letivo.