Ílhavo: Ílhavo chora desaparecimento do último mestre de pintura da Vista Alegre.

2020-01-27 11:55

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ílhavo chora o desaparecimento de Armando Pimentel considerado o último grande mestre da pintura manual da escola Vista Alegre.

Foi responsável pelo departamento de pintura da VA e fica associado à produção de algumas das peças mais marcantes na história recente da Fábrica.

Senos da Fonseca lamenta o desaparecimento do artesão.

“Um excelente artista, senhor de faculdades notáveis na arte da decoração em porcelana,onde se revelou um mestre. Talvez o último dos mestres da VA”.

Rui Dias, dirigente político e conhecedor do movimento associativo, realça a qualidade do trabalho de Armando Pimentel e do alcance das peças.

“Muitas das quis constituíram as prendas institucionais com que o Estafo Português brindou os seus mais ilustres convidados desde Reis e rainhas, a presidentes, artistas e diplomatas a os três papas que visitaram o Santuário de Fátima desde 1917. Diz se em África que quando um velho morre é uma biblioteca que arde.No caso do mestre Armando Pimentel a biblioteca que agora arde é semelhante à de Alexandria, tal era a bagagem dos seus conhecimentos e a dimensão do seu talento e da sua arte. Uma perda enorme para a arte a cultura de Ílhavo que chora a sua partida”.

Armando Pimentel foi chamado em 2016 a falar da sua carreira na Vista Alegre em sessão no Museu. Entrevistado por Fernando Borges falou da ligação à empresa como motivo de orgulho.

Humildade e trabalho ficam como palavras caras do criativo que aqui recordamos em jeito de homenagem (com áudio)