Ílhavo: “Envelhecer não pode ser negativo. Envelhecer deve ser um privilégio e uma oportunidade para todos" - João Campolargo.

2022-01-17 16:00

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O país, a região e o município de Ílhavo devem começar a olhar com atenção para o envelhecimento da população.

No dia em que inaugurou o Laboratório do Envelhecimento, sediado na antiga unidade de surdos, no centro de Ílhavo, a autarquia explicou que pretende liderar o processo de inovação no setor social.

Estabeleceu os primeiros acordos de parceria com diferentes unidades de investigação. A partir desta rede de investigação quer construir respostas para problemas societais (com áudio).

À cabeça a perda de população e o envelhecimento mas também questões como a mudança na estrutura familiar.

João Campolargo explica que há muitas perguntas e que é necessário investigar e encontrar respostas (com áudio).

O Laboratório do Envelhecimento tem um programa para desenvolver nos próximos meses num trabalho articulado.

A ideia é juntar a investigação aplicada às empresas e aos seniores que participam em programas de estimulação. Como meta a criação de condições para uma vida ativa, autónoma e saudável. E se possível com medidas preventivas no campo da saúde para construir modelos que antecipem problemas.

Acordos de parceria com a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, o Politécnico de Leiria e o Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração, a Kentra Technologies, o Centro de Saúde de Ílhavo, a Associação Apoio a Cuidadores de Pessoas Dependentes, a Mais Feliz Associação Cultural e Social e a Associação Nacional de Gerontólogos.

O Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, foi um dos signatários deste acordo.

Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, partilhou os números provisórios dos Censos 2021 que, a seu ver, “exigem uma mudança de olhar, de atenção e de foco”.

“Hoje, Portugal tem 2,4 milhões de pessoas com 65 anos ou mais, ou seja, mais 20,6% em relação a 2010. No nosso país, os adultos maiores representam 23,4% da população. Portugal tem hoje um índice de envelhecimento da população que se traduz em 182 idosos por cada 100 jovens. O Município de Ílhavo tem hoje 8 447 pessoas com 65 anos de idade ou mais, que representam 21,5% da sua população total. O nosso índice de envelhecimento da população traduz-se em 160 idosos por cada 100 jovens. Trouxe para esta cerimónia estes números difíceis de digerir, e até angustiantes, porque estes números são a realidade e a realidade deve obrigar-nos a refletir e a agir”, começou por dizer.

Defendeu que “o envelhecimento populacional será, talvez, a maior transformação social deste século” e se constitui “não só um desafio demográfico como um desafio de coesão territorial”.

“É urgente encetar mudanças profundas na maneira de formular políticas em saúde e de prestar serviços de saúde às populações que vão envelhecendo e não têm rede familiar. Mas, cuidar do envelhecimento não pode significar apenas cuidar da doença ou da solidão. Cuidar do envelhecimento requer um modelo de cuidados integral, focado nas necessidades dos adultos maiores e na otimização de habilidades fundamentais”, realçou.

João Campolargo detalhou a aposta em entrevista no final da sessão. (com áudio)

“Envelhecer não pode ser negativo. Envelhecer deve ser um privilégio e uma oportunidade para todos, para quem é cuidado e para quem cuida. Assumamos convictamente, hoje, este compromisso de proporcionar às pessoas maiores a liberdade de viver as vidas que as gerações anteriores nunca imaginaram, concluiu.