Ílhavo em fase de recolha de contributos para o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

2018-11-08 14:26

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo continua o processo de recolha de contributos para o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

A Autarquia está a elaborar o Plano com o apoio técnico do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU) e conta com parceiros como Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa.

Com uma extensão de costa na ordem dos 7 quilómetros e cerca de 45 quilómetros de frente lagunar, para além da morfologia dos solos e da orografia do território, a autarquia não quer deixar de refletir o tema.

Perante cerca de 50 participantes, representando entidades públicas e privadas do Município, como Agrupamentos de Escolas, IPSS´s, Porto de Aveiro, forças de segurança e proteção civil, organismos da administração central e regional da área do ambiente, agricultura e saúde, clubes náuticos, Juntas de Freguesia e órgãos políticos, o tema esteve na agenda do encontro desta semana.

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo aproveitou a abertura dos trabalhos para reforçar a importância da aposta.

“Importância da elaboração de um Plano alargado ao conhecimento e experiência de ação de todos os agentes municipais, dando-lhe consistência, realismo, sentido prático e exequibilidade”.

Na primeira fase da ação de trabalho, Fátima Alves, do CESAM, apresentou aos participantes os objetivos do Plano e o funcionamento dos workshops e Sérgio Barroso e João Telha, do CEDRU, entidade responsável pela construção técnica elaboração do Relatório, identificaram a estratégia de ação e as vulnerabilidades climáticas atuais e futuras de Ílhavo.

“Subida do nível médio das águas do mar”, “eventos externos de precipitação forte”, aumento das temperaturas e agravamento dos eventos extremos de calor” e “diminuição da precipitação total e aumento da frequência e severidade das secas”são preocupações.

A implementação de 9 medidas e 38 ações mereceu contributos de cerca de meia centena de participantes.

O Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Ílhavo resulta de uma candidatura ao POSEUR2020, dos Fundos Comunitários do Portugal2020.