Ílhavo e Aveiro participam na jornada europeia das cidades cerâmicas.

2023-05-19 19:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo participa, uma vez mais, na Jornada Europeia das Cidades Cerâmicas, através do “Bom dia Cerâmica!”, um programa de oficinas de modelação e pintura e visitas especiais, que se realiza em dois dias.

Domingo e segunda-feira são dias de oficinas.

A primeira, “Do desenho à pintura: inspirações Vista Alegre”, está agendada para este domingo, entre as 14h30 e as 17h30, no Serviço Educativo do Museu Vista Alegre.

Dirigida a iniciados em pintura em cerâmica, maiores de 16 anos, esta oficina desafia a desenvolver a decoração de uma peça.

Na segunda-feira, 22 de maio, entre as 11 e as 12 horas, realiza-se, no mesmo local, a oficina “Dar forma à porcelana”, que permite aos participantes experimentar a modelação de pasta de porcelana e “dar asas à imaginação”.

Também no dia 22, entre as 10 e as 17 horas, decorrem visitas orientadas e comentadas à Oficina da Formiga, em Ílhavo, com demonstração do saber fazer.

As visitas são gratuitas e dirigem-se a famílias e público em geral.

A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica lança em Portugal a "operação" europeia “Bom dia Cerâmica 2023”.

Duas dezenas de Cidades e Vilas cerâmicas Portuguesas, juntamente com o Agrupamento Europeu Territorial das Cidades Cerâmicas (sete países e duas centenas de cidades, na maior plataforma mundial desta tipologia), realizam uma ação de promoção e dinamização da cerâmica, com vista a dar-lhe a devida visibilidade e expressão artística ligada à origem da Humanidade.

Em Aveiro o programa destaca a “Festa da Cerâmica - Ceramic Street Fest Aveiro”.

Atividades este sábado, nos Claustros da Igreja da Misericórdia, entre as 10h00 e as 18h00.

Esta mostra de cerâmica, do artesanato à investigação e tecnologia conta com a participação de artistas e artesãos locais, bem como de várias entidades ligadas ao universo da cerâmica (Universidade de Aveiro | DEMAC, a Associação de Artesãos da Região de Aveiro - A BARRICA, a ACAV - Associação Arte e Cultura de Aveiro, Afonso Henrique, Atelier Aquiles Cerâmica e Pássaro de Seda).

Terão lugar demonstrações ao vivo e oportunidades para experimentar.

Com sessões às 11h30 e às 15h30, na Sala do Despacho da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, dinamiza-se a oficina de música criativa com materiais cerâmicos “A Cerâmica dá-te Música”, na qual os participantes exploram as sonoridades provenientes de objetos cerâmicos de cariz utilitário.

Às 16h30, no Edifício Estação, a ceramista Carmo Stichini faz uma visita comentada à exposição “O Sonho do Ceramista”, uma exposição que dá a conhecer o trabalho da ceramista Carmo Stichini, que criou uma residência artística no Museu de Cerâmica de Sacavém, durante a qual revisitou os moldes da antiga Fábrica de Loiça de Sacavém e com eles criou obras em faiança vidrada.

As atividades do Bom Dia Cerâmica prolongam-se até domingo, dia 21, com uma Visita Guiada ao Roteiro do Azulejo de Aveiro, tendo o seu início às 11h00, no Museu da Cidade.