Ílhavo: Comandante dos Bombeiros defende aumento da "quota" de profissionais nos quarteis e exclusividade na Proteção Civil.

2020-12-02 09:42

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O comandante dos Bombeiros de Ílhavo lança apelo a uma reflexão sobre a profissionalização dos corpos de bombeiros e dos serviços municipais de proteção civil.

Pedro Barrerinha admite que não é em tempo de pandemia que se fazem mudanças de fundo mas não esconde que há um debate a fazer em Portugal em nome da segurança.

Desde logo na percentagem de voluntários e profissionais nas corporações.

Defende que deve ser invertida a ordem mantendo o voluntariado mas com menos peso (com áudio)

O comandante dos Bombeiros de Ílhavo, há dois anos em funções, cumpriu todo o percurso nos bombeiros, desde a base até ao topo da hierarquia operacional.

É também profissional no setor da segurança, numa empresa da região, e docente no ensino superior em cursos de proteção civil.

Sobre esta realidade assume que é necessário reformar os sistemas municipais com profissionalização em vez de gestão a tempo parcial e partilhada entre várias tarefas.

Considera que o planeamento e a coordenação não podem estar a cargo dos bombeiros cuja resposta está mais vocacionada para a emergência (com áudio)

Na entrevista ao programa "Conversas", o comandante fala sobre a atividade operacional em tempo de pandemia com redução de atividade regular e planeamento para responder às exigências da Covid-19.

Emissão para ouvir às 19h.