Ílhavo: Ciclo de visitas “Olhar por Dentro” ganha forma em livro.

2021-09-08 08:03

Categoria: 

Concelho: 

Os percursos promovidos pelo 23 Milhas aos símbolos da arquitetura ilhavense deram lugar a livro e o lançamento está previsto para o próximo sábado.

“Olhar por Dentro” é um ciclo de visitas guiadas com novas referências na arquitetura mas também nas áreas do património, história e geologia.

Desde 2016 são já mais de 20 os percursos organizados pelo 23 Milhas, projeto cultural Município de Ílhavo, em parceria com a Talkie-Walkie, na descoberta do património histórico e cultural de Ílhavo.

O livro “Olhar por dentro: Percursos da arquitetura de Ílhavo” tem lançamento marcado para sábado, às 18h30, na Casa da Cultura de Ílhavo, e vai incluir uma conversa com os organizadores do projeto e alguns dos especialistas que contribuíram para as visitas e para o livro.

Dia em que será inaugurada uma exposição fotográfica com algumas das imagens que resultam de um desafio lançado a três fotógrafos da região para captar o território ilhavense, dos becos do centro histórico à zona portuária, de Cimo de Vila à Vista Alegre.

O programa começa pela manhã, às 10h, com mais uma visita em edição especial do Olhar por Dentro, que cruza os olhares do geógrafo Álvaro Domingues e do geólogo Paulo Morgado sobre o Porto de Aveiro.

O ciclo de visitas “Olhar por Dentro”, que se iniciou no dia 12 de novembro de 2016, foi desafiando, mensalmente, profissionais de áreas distintas, desde a Arquitetura à História, da Geologia ao Design, para olharem e pensarem Ílhavo de diversos pontos de vista (paisagem, construção, movimentos arquitetónicos presentes nas fachadas, edifícios, pessoas e os seus ritmos de vida e circulação).

Todos os percursos estão descritos e mapeados na publicação, sendo que alguns dos textos são escritos pelos próprios orientadores das visitas e que, para além dos percursos e das fotografias presentes na exposição, foram ainda desafiados três especialistas em Arquitetura, História e Geologia para pensar o território à luz das suas áreas e dos seus olhares.

Este livro é uma ferramenta para continuar a percorrer e a descobrir o território, usando agora o próprio olhar.

O lançamento deste livro arranca às 18h30, na Casa da Cultura de Ílhavo, com uma conversa que junta os convidados Álvaro Domingues, Paulo Morgado, Sofia Senos, Matilde Seabra, Luís Sousa Ferreira e o presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo.

Segue-se a inauguração da exposição que reúne as imagens dos fotógrafos Bruno Almeida, João Roldão e Pedro Mostardinha.

Quanto às inscrições para o último “Olhar por Dentro - Por terras portuárias” são gratuitas e podem ser feitas até 9 de setembro na bilheteira da Casa da Cultura de Ílhavo ou através do email bilheteira.23milhas@cm-ilhavo.pt.