Ílhavo: CASCI leva "Boas Festas" a crianças e idosos.

2022-01-03 07:15

Categoria: 

Concelho: 

O CASCI ofereceu presentes a cerca 250 crianças do concelho de Ílhavo.

Ação desenvolvida pelo Centro Comunitário do CASCI, resposta social que tem como base a intervenção junto da comunidade e das famílias que se encontram numa situação mais frágil tanto a nível económico como social.

Este ano, as crianças que fazem parte das famílias que estão em acompanhamento social, foram presenteadas com uma pequena lembrança.

“O facto de sabermos que a maioria destas crianças não iriam receber presentes no Natal ainda nos motivou mais para nos unirmos em torno desta ideia e a tornar real. Quisemos dar um presente que também tivesse uma componente educativa forte e, para tal, nada melhor que um bom livro adequado às várias idades”, refere nota do CASCI com agradecimento às entidades que apoiaram a ação.

Outras das ações foi a presença junto de idosos com Cantares de Natal.

A Oficina Vidativa do Centro Comunitário do CASCI realizou pela segunda vez a atividade Cantares de Natal levando aos idosos do concelho de Ílhavo a magia do Natal através da música.

“O Natal é uma época que deveria ser recheada de amor, de convívio, solidariedade, família e presença. Infelizmente, não sendo esta a realidade de muitos idosos, com esta iniciativa esperamos conseguir aquecer o coração de cada um e fazer com que acreditem que não estão sozinhos”.

O grupo “Jovens em Campo” participou nesta ação numa visita a cerca de 20 famílias distribuídas pelas freguesias de Ílhavo (na foto).

A Oficina Vidativa desloca-se semanalmente às habitações de pessoas idosas com o objetivo de perceber como estas se encontram.

“Perceber o tipo de ajuda que necessitam e responder às necessidades básicas e, muitas das vezes apenas fazer companhia e dar um pouco de atenção, são alguns dos nossos objetivos. Por vezes, uma simples conversa é suficiente para minimizar os seus sentimentos de solidão, de tristeza e de afastamento por que são assolados vezes sem conta”.