Ílhavo: Autarquia reativa e reforça Programa de Apoio à Comunidade Educativa.

2021-01-29 10:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo reativa o Programa de Apoio à Comunidade Educativa com uma na valência no apoio ao estudo.

“Radar” é especialmente dirigido a alunos, famílias, agrupamentos de escolas e professores, como resposta social e educativa à interrupção das atividades letivas, no âmbito do presente estado de Emergência.

Este programa, lançado em abril de 2020, garante apoio alimentar; disponibilização de equipamento informático e acesso móvel à internet; criação e facilitação de conteúdos pedagógicos em plataformas comunicacionais e, agora, a intervenção de uma equipa multidisciplinar de âmbito do apoio à comunidade educativa.

A autarquia considera ter sido um sucesso na primeira fase da pandemia e, agora, na terceira vaga, apresenta como novidade a Equipa Multidisciplinar composta por uma assistente social, uma psicóloga clínica, uma educadora social e uma terapeuta da fala, que irá atuar junto de alunos e das suas famílias, designadamente daqueles que revelem maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar, comportamentos de risco ou gravemente violadores dos deveres do aluno ou ainda em situação de maior vulnerabilidade nesta fase de pandemia.

A Autarquia assegura o fornecimento de apoio alimentar (591 cabazes) a crianças e alunos que usufruem dos escalões A e B da ação social escolar, do Pré-Escolar ao 12.º ano, de todos os Agrupamentos de Escolas do Município.

Quanto ao ensino não presencial (ensino à distância), a Câmara Municipal tem já planeada a cedência às Escolas, para os alunos devidamente sinalizados, cerca de 300 computadores e 400 hotspots para acesso à internet, “promovendo a equidade e a inclusão, não deixando nenhum aluno excluído do processo de aprendizagem que for implementado”.

A concretização do terceiro eixo de intervenção - criação de conteúdos pedagógicos – assenta na disponibilização, na plataforma do Canal Centra/AEVA (https://www.canalcentral.pt/), de vídeos com conteúdos educativos, com o objetivo de complementar as ofertas educativas em curso nas áreas da Ciência, Atividade Física, Rítmica e Expressiva, Expressão Plástica e Música.

Estes vídeos foram produzidos por técnicos da Câmara Municipal e docentes dos Agrupamentos de Escolas, criando, assim, mais um elo de ligação à escola e às práticas educativas habituais dentro do Município.

O Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, destaca a importância deste programa RADAR que “de forma abrangente e aglutinadora, integra em rede diversas atividades, ações e medidas no âmbito da implementação de respostas sociais e educativas necessárias e urgentes no âmbito da mitigação dos impactos da pandemia de COVID-19, potenciando os recursos que a Autarquia tem à sua disposição, como os técnicos municipais, os docentes e o Canal Central/AEVA, entre outros, colocando-os acessíveis à comunidade educativa, na tentativa de minimizar possíveis impactos negativos que esta conjuntura provoca na comunidade educativa”.

As escolas estão em período de férias e não deverão retomar a breve prazo o ensino presencial.

O Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré (Escolas Básicas da Gafanha da Nazaré e da Chave) foi sinalizado como Escola de Acolhimento no Município de Ílhavo, pronto a receber os filhos dos profissionais que estão, direta ou indiretamente, no combate à pandemia (saúde, proteção civil, segurança, bombeiros, entre outros).