Ílhavo: Autarquia decreta três dias de luto municipal pelo falecimento de Fernando Maria (presidente da Assembleia Municipal).

2019-05-25 17:01

Categoria: 

Concelho: 

Faleceu Fernando Maria, presidente da Assembleia Municipal de Ílhavo, e antigo provedor da Misericórdia e a autarquia decretou três dias de luto municipal.

A Câmara Municipal de Ílhavo expressa o seu "mais profundo pesar" pelo falecimento de um autarca que estava no ativo e que há bem pouco tempo tinha presidido à sessão solene do Feriado Municipal.

Não era a primeira vez que ocupava a liderança daquele órgão depois de uma experiência no mandato autárquico 2013-2017.

Para além da presidência do órgão máximo do Poder Local, Fernando Maria foi vereador durante três mandatos, dois dos quais em regime de permanência, eleito pelo Partido Social Democrático (PPD-PSD) sob a liderança de Ribau Esteves.

Em 1982 chegou a ocupar o cargo de Presidente da Câmara, por impedimento do Presidente eleito, o Capitão Bilelo.

A autarquia considera que parte "uma figura de renome na Comunidade Ilhavense" pela presença no Associativismo deixando nota que o falecimento representa "uma enorme perda para a vida autárquica, política, social, cultural e associativa do Município de Ílhavo".

Nascido a 12 de julho de 1944, em São Martinho do Bispo, Coimbra, Fernando Maria da Paz Duarte veio viver para Ílhavo com apenas 14 anos de idade. Com os estudos liceais terminados no ano de 1963, ingressou no Magistério Primário, hoje Escola Superior de Educação de Viseu, onde veio a concluir o curso em 1965.

No Ensino, apenas 4 anos após ter lecionado na Gafanha de Aquém, assumiu funções de Subdelegado e Delegado Escolar de Ílhavo, foi sócio fundador e membro dos Órgãos Sociais do Sindicato dos Delegados e Subdelegados Escolares por um período de 8 anos e Dirigente Local da Associação Nacional de Professores desde a sua fundação.

Integrou a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, do Illiabum Clube e foi Presidente da Direção e da Assembleia-geral da Associação Cultural e Desportiva "Os Ílhavos". Fica como um dos confrades fundadores da Confraria Gastronómica do Bacalhau.

Um dos seus grandes desafios surgiu em março de 1999 quando aceitou o convite para ocupar o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo tendo sido o responsável pelo lançamento da primeira pedra da Unidade de Cuidados Continuados daquela Instituição.

Regressou à liderança já depois de executada a obra e nunca deixou de acompanhar de perto a vida da instituição.