Ílhavo: Autarquia ativa Plano de Emergência. Centro Covid no Centro de Saúde e Stella Maris de prevenção para casos de isolamento.

2020-03-20 20:59

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo decidiu, na reunião desta quinta, a ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Ílhavo, no âmbito das medidas de mitigação do surto pandémico da COVID-19.

E prepara a instalação de centro Covid e espaço de alojamento mo Stella Maris da Gafanha da Nazaré.

Este é um instrumento que permitirá à Comissão Municipal a elaboração de planos operacionais e a monotorização do desenvolvimento do surto, nos quais se podem incluir a implementação de estruturas de resposta, como por exemplo, o apoio da Câmara Municipal à instalação do Centro de Triagem COVID-19, no Centro de Saúde de Ílhavo, a criação de espaços de acolhimento, como alguns quartos no Stella Maris, destinados a eventuais casos de isolamento e de apoio, ou a disponibilização de equipamentos municipais, como escolas ou pavilhões desportivos, para respostas médicas e logísticas às atividades necessárias no combate do COVID-19.

O Plano prevê o reforço operacional de forças e meios municipais, a articulação com diversas entidades relacionadas com a saúde e a proteção civil (bombeiros e forças de segurança) e, principalmente, na ligação permanente e estreita com o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Aveiro, assegurando fluxo de informação constante.

Ílhavo inicia desinfeção de Espaços Públicos no Município.

A Câmara Municipal de Ílhavo e a SUMA iniciam, este sábado, 21 de março, a desinfeção dos espaços públicos no Município e apelam, mais uma vez, ao cumprimento do correto acondicionamento dos resíduos domésticos, durante a fase de mitigação e combate ao surto pandémico da COVID-19.

A Autarquia assegura que todos os serviços prestados pela SUMA estão a ser mantidos, e alguns intensificados, como é o caso da lavagem e desinfeção de arruamentos públicos, nomeadamente: junto ao Centros de Saúde e Extensões de Saúde; Equipamentos e Serviços Públicos, como as Juntas de Freguesia; acessos aos Supermercados, Farmácias e Padarias, entre outros; bem como a higienização de papeleiras, contentores e bancos de jardim.

A Câmara Municipal apela à população que adote cuidados reforçados no acondicionamento de resíduos sólidos urbanos, nomeadamente, o fecho correto dos sacos de lixo e, aquando da sua deposição nos contentores, assegurarem que os mesmos ficam fechados, evitando-se a deposição de lixo no chão junto aos contentores e ecopontos.