Ílhavo anuncia abertura de exposição sobre a história "milenar" do Município.

2016-10-11 07:59

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Cultural de Ílhavo acolhe, a partir de sábado (15), a Exposição “Ílhavo, Terra Milenar”. Trata-se de uma mostra trabalhada pelo Centro de Documentação e pelo CIEMar-Ílhavo, com a colaboração de empresas, instituições, Professores de Universidades diversas e investigadores, sobre a história do Município.

Investigação que, segundo a autarquia, “tem permitido desenvolver um potencial informativo sem precedentes no concelho”.

Ílhavo comemora os seus 720 anos de municipalidade e a Autarquia investiu na divulgação da informação que se encontra sistematizada, exibindo-a numa exposição que mostra não só aos seus munícipes, mas também ao mundo, a sua longevidade, tipificada como “Terra Milenar”.

A exposição aborda questões como a Etimologia, Geografia, Geologia, Biodiversidade, Demografia, Arqueologia, História e Património.

“A descrição da informação dos arquivos do Centro de Documentação, a preparação da sua divulgação através de uma base-de-dados, o investimento na descrição dos livros notariais e paroquiais, a realização de prospeções arqueológicas, entre outros, são uma riqueza incalculável para afirmar cada vez mais o município como uma referência cultural”, refere nota da autarquia que vê nesta iniciativa o arranque para “estimular e motivar” as pessoas, as associações públicas e privadas a apostarem nesse conhecimento.

A exposição estará patente até ao dia 17 de abril de 2017. Tem inauguração marcada para as 17h de sábado.