Ílhavo: Antigo quartel de bombeiros reabre como Centro para a Valorização e Interpretação da Religiosidade Ligada ao Mar.

2021-08-08 10:02

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo assinala, este domingo, o final das obras que transformaram o antigo quartel de bombeiros em Centro para a Valorização e Interpretação da Religiosidade Ligada ao Mar.

Inauguração marcada para as 18h30 no centro da cidade numa obra que garante o “desafogamento” da Igreja Matriz e faz o reaproveitamento parcial do edifício do antigo quartel.

Investimento de 1.4 milhões de euros, com Financiamento Centro2020 (Portugal2020) em 85%, inserido no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Município de Ílhavo, no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo.

Destinado a preservar o espólio de arte religiosa existente no Município de Ílhavo, ligada à vertente marítima, este novo espaço irá albergar património da Paroquia de Ílhavo e vai funcionar como sede da Confraria Gastronómica do Bacalhau.

Integra, ainda, uma sala polivalente e uma Loja Social.

Trata-se de uma intervenção de revalorização da presença urbana da Igreja Matriz de Ílhavo através da libertação de espaço para a fruição pública e criação de um equipamento-âncora para animação e regeneração do centro urbano uma vez que irá integrar o circuito museológico do Município de Ílhavo.

É a par da remodelação do Jardim Henriqueta Maia mais uma obra de reabilitação para estimular a vida no centro da cidade.