Ílhavo: AMI chama escolas ao lançamento da Assembleia Municipal Jovem.

2022-07-19 15:11

Categoria: 

Concelho: 

Por iniciativa da Assembleia Municipal, Ílhavo vai lançar o projeto "Assembleia Municipal Jovem".

A implementação acontece no próximo ano letivo depois de ter recebido “parecer favorável e unânime de todos Grupos Municipais”, e, também, o envolvimento direto da Câmara Municipal, após reunião de Conferência de Líderes e com o Presidente da Autarquia, respetivamente.

A primeira fase da implementação da AMJ de Ílhavo ficou concluída com a apresentação e avaliação da importância do projeto por parte das Diretoras dos Agrupamentos de Escolas do Município de Ílhavo.

Para a Assembleia, a “motivação, o empenho e o agrado” demonstrados por parte das responsáveis pela comunidade escolar são “fatores reveladores do sucesso” que este desafio lançado aos jovens estudantes do Município (do 5.º ao 12.º ano) pode vir a alcançar na alavancagem da participação crítica e ativa.”

A Assembleia Municipal Jovem pretende ser um espaço de reforço democrático, de consciencialização política, de intervenção cívica e de promoção do sentido crítico em matérias e áreas orientadas para as necessidades dos jovens”, sublinha nota da Assembleia.

No início do mês de setembro será promovida uma reunião com as entidades envolvidas no programa, com vista à definição das normas e processos necessários para a concretização da AMJ de Ílhavo, com a primeira sessão planeada para dezembro de 2022.

O projeto tem como principal objetivo promover a “participação cívica e cidadã dos jovens estudantes do Município de Ílhavo, cujas opiniões, interesses e vontades devem ser potencializadas e valorizadas”.