Ílhavo: ALGAplus debate benefícios da aquacultura de algas em Portugal.

2020-01-22 10:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O edifício central do PCI acolhe, no próximo dia 30 de Janeiro, o workshop sobre os benefícios da aquacultura de algas em Portugal.

Este é um evento organizado pelo CIIMAR e pela ALGAplus, no âmbito dos projetos GENIALG e Integrate.

A aquacultura de algas oferece diversos benefícios para a indústria, mas também para o meio ambiente e sociedade em geral.

Com este encontro de Ílhavo será feita uma avaliação destes benefícios, através de discussões entre as partes interessadas e relacionadas com o cultivo de macroalgas em Portugal.

Atividade no âmbito do projeto europeu INTEGRATE “Aquacultura Multitrófica Integrada (IMTA): uma solução inovadora e sustentável para a Região Atlântica”.

A ALGAplus, única empresa na Europa a fazer produção comercial num sistema multitrófico em terra, vai dar a conhecer, em contexto real, como funciona a integração sustentável do cultivo de macroalgas e da produção de peixe.

Com a participação de parceiros de Portugal, Espanha, Irlanda, França e Reino Unido, o INTEGRATE procura melhorar os aspetos eco sistémicos da aquacultura integrada, centrando-se nas sinergias que resultam da produção conjunta de diferentes espécies aquícolas, nomeadamente o processo de bio mitigação.

Simultaneamente trabalha o reforço das redes colaborativas entre o meio académico/científico, as empresas e as organizações governamentais, por forma a converter soluções inovadoras de aquacultura sustentável, numa realidade do ponto de vista técnico, legal e administrativo.

Os objetivos do projeto passam ainda por comunicar os princípios e os benefícios do IMTA, a consolidação de produtos sustentáveis no setor das pescas e contribuir para o cumprimento dos objetivos regionais da UE, que permitam o uso eficiente de recursos.

Em suma a promoção do crescimento verde e azul da aquacultura.

A aquacultura de macroalgas é uma atividade relativamente recente e inovadora, em franco crescimento, resultado do abrangente potencial de utilização e interesse económico para as indústrias alimentar, cosmética, farmacêutica e nutracêutica entre outras.

Nesta discussão aberta, o público é convidado a partilhar o seu ponto de vista e perceções sobre que benefícios e que valor trazem o cultivo de macroalgas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento económico, ambiental e social de forma sustentada.