Igreja de Santo António acolhe evocação da Procissão das Cinzas em Aveiro.

2020-02-29 09:45

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro promove a “Evocação da Procissão das Cinzas em Aveiro”, às 15h30, na Igreja de Santo António.

Nesse evento será contextualizada e historiada a Procissão das Cinzas, com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Miguel Capão Filipe, seguindo-se um momento musical com o Graduale – Grupo de Música Sacra de Aveiro - Quatre petits priéres de Saint François d´Assise, de Francis Poulanc, terminando com uma visita guiada à exposição.

A Procissão das Cinzas em Aveiro, por diversos fatores, deixou de se realizar em 1969, perfazem agora 51 anos.

Resultado de uma parceria entre a CMA e a Fraternidade Franciscana de Aveiro surge a exposição que evoca esta manifestação religiosa e popular.

A mostra “Evocação da Procissão das Cinzas em Aveiro”, que se desenvolve por diversos espaços das dependências da Ordem Terceira de São Francisco de Aveiro e do convento de Santo António, que lhe é anexo, está patente até 27 de setembro.

Estão expostas as imagens (13) que compunham o cortejo processional, assim como alguns objetos e trajes que a ele se associavam, bens preciosos, trazendo à lembrança tradições afamadas como a que levava os pais a passar por debaixo dos andores de Santa Clara de Assis e São Luís, Rei de França, os seus infantes pedindo que lhes fosse dada a fala.

As intervenções arrancam às 15h30 com Lúcia Maria da Silva Pereira, Ministra da Fraternidade Franciscana de Aveiro e seguem com Miguel Capão Filipe, Vereador da CMA, Frei Daniel António Silveira Teixeira, Assistente espiritual da Fraternidade de São Francisco e Santo António de Aveiro e José António Christo, do Museu de Aveiro.

A finalizar, às 16h30, concerto pela Graduale e visita guiada à exposição evocativa da Procissão das Cinzas em Aveiro.