Idolíadas colocam "idosos" a mexer no palco do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.

2015-04-25 08:52

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Seniores de instituições do concelho de Ílhavo sobem ao palco do Centro Cultural de Ílhavo para a primeira edição do projeto “Idolíadas – A Arte na Terceira Idade”. Inspirado nas Escolíadas, este concurso é uma ideia de duas alunas finalistas do Curso Técnico de Animador Sociocultural da Escola Profissional de Aveiro e estagiárias na Câmara Municipal de Ílhavo. Lara Ferreira e Mónica Santos, desenvolvem a sua Prova de Aptidão Profissional intitulada “Idolíadas – A Arte na 3.ª Idade” com os clientes séniores semiautónomos em resposta social de Centro de Dia e Estrutura Residencial, de quatro Instituições de Solidariedade Social.

Participam o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, Centro Social e Paroquial N.ª S.ª da Nazaré, Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo (CASCI) e Lar de S. José.

O objetivo final do projeto consiste na apresentação de um espetáculo com diversas provas artísticas em áreas como o teatro, dança, canto, pintura e costura, com um tema escolhido por cada instituição. Haverá, no entanto, uma prova comum a todas as instituições, a prova de cultura geral, que contará com 8 perguntas de escolha múltipla, relacionadas com os temas: História e Geografia de Portugal, adivinhas e provérbios portugueses.

A Câmara de Ílhavo agarrou a ideia por considerar fundamental “manter os seniores mais ativos e mobilizados para a sua vida comunitária”. Fernando Caçoilo, presidente da Câmara, assume que o objetivo é manter a população sénior em atividade (com áudio).