IDL promove "espírito solidário e responsabilidade social".

2022-01-18 17:49

Categoria: 

Concelho: 

"Relacionar-se com o mundo e com os outros é uma condição primordial da vida em sociedade e de um mundo que se pretende, cada vez mais, consciente e inclusivo. Neste sentido, o desenvolvimento das competências socioemocionais e uma educação mais humanizada apresenta-se, atualmente, como uma necessidade essencial nas escolas. O foco deixa de estar só na transmissão de conhecimento para os estudantes, mas também no processo de desenvolvimento humano".

Assim, "para garantir o desenvolvimento humano e pessoal das suas crianças e estudantes", o Instituto Duarte de Lemos promove anualmente um conjunto de atividades "num processo de desenvolvimento de atitudes e valores, que constituem as bases de uma aprendizagem bem-sucedida e de uma cidadania autónoma, consciente e solidária".

Durante o 1º semestre do atual ano letivo foram exemplo disso as atividades desenvolvidas no âmbito da comemoração do Dia Nacional do Pijama, do Dia Mundial da Bondade/ World Kindness Day 2021, Natal Make-a-Wish e do Dia Internacional do Obrigado. Estas atividades abriram espaço para a prática de gestos solidários e de bondade em contexto escolar, familiar e na comunidade local, sensibilizando igualmente os estudantes e as suas famílias para causas sociais.

"Destaca-se aqui o espírito solidário e a responsabilidade social demonstrados não só pelos estudantes, mas pelas suas famílias, nomeadamente, através dos donativos angariados" para a Missão Pijama, Make-a-Wish Portugal e instituições locais de apoio a animais e crianças e jovens em risco.

Através das suas ações e experiências ao longo das atividades, "as crianças e os estudantes puderam ainda perceber a importância de colaborar com o outro e de participar em iniciativas solidárias. Perceberam que a colaboração mútua é fundamental para a sobrevivência humana, já que o apoio, seja ele funcional, material ou emocional, ajuda-nos a vencer os obstáculos e as adversidades da vida. Esta aprendizagem é importante para o desenvolvimento de capacidades como a empatia, o trabalho em equipa, criatividade e muitas outras, todas elas fundamentais para o exercício da cidadania, mas também altamente valorizadas pelo atual mercado de trabalho que valoriza cidadão conscientes, ativos, críticos e empáticos".

"Educar para ser mais capaz e mais feliz passa também por educar para sentimentos de gratidão e bondade que, segundo alguns estudos, aumentam a resiliência e melhoram a saúde física e mental das pessoas, tornando as suas relações mais positivas e felizes.  Esta continuará a ser uma preocupação e uma prática no Instituto Duarte de Lemos na promoção de uma educação humanizada, através de diferentes formas de aprendizagem socioemocional".

 

 

 

 

Fonte: IDL