IDL assinalou 'Dia Mundial da Bondade' da Rede de Escolas Associadas da UNESCO.

2021-12-13 12:47

Categoria: 

Concelho: 

Como escola integrante da Rede de Escolas Associadas da Unesco, o Instituto Duarte de Lemos associou-se à comemoração internacional do Dia Mundial da Bondade / World Kindness Day 2021 (13 de novembro), contribuindo para uma 'bola de neve gigante' "de atos de bondade que serão dados a conhecer ao Mundo através da plataforma  https://kindnessday.world, motivando outros a seguir as suas ideias", pode ler-se num CI.

Durante a última quinzena de novembro e os primeiros dias de dezembro, as crianças e estudantes do IDL "praticaram gestos de bondade em contexto escolar, familiar e na comunidade".

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os estudantes partilharam com o seu grupo-turma os gestos praticados, dos quais fizeram prova, através de vídeo, registo fotográfico ou testemunhal. Foram vários os gestos e ações levadas a cabo pelos estudantes e em diferentes contextos.

"Alguns exemplos disso são, no contexto familiar, ajudar nas tarefas do dia-a-dia ou proporcionar um momento especial com a família, como pais ou avós; ajudar animais abandonados, nomeadamente através de voluntariado e recolha de ração para entrega num abrigo; recolha de roupa, calçado e brinquedos para crianças institucionalizadas; ir dar um pequeno concerto musical numa instituição dedicada à população sénior; recolher lixo na comunidade; partilhar o lanche com um amigo que não tenha e chamar um amigo que anda mais sozinho para brincar, entre outros".

Todas as crianças e estudantes receberam o ‘Passaporte da Bondade’ e por cada ato comprovado um autocolante/carimbo "que atesta o seu pequeno, mas grande contributo para um mundo que é de todos nós".

Mais do que assinalar um dia especial, neste caso dedicado à 'Bondade', "pretendeu-se sensibilizar as crianças, estudantes e comunidade do IDL para que os valores a ele associadas façam parte do dia a dia de cada um de nós ao longo de todos os dias do ano".