IDL acolheu segunda mobilidade do Projeto Erasmus+ “Combating Media&Information Illiteracy to Raise Good Citizens”.

2023-02-13 17:28

Categoria: 

Concelho: 

Entre o dia 7 e 9 de fevereiro, o Instituto Duarte de Lemos acolheu um grupo de 17 professores e estudantes oriundos da Bulgária, Itália e Turquia no âmbito do projeto Erasmus+ "Combating Media&Information Illiteracy to Raise Good Citizens".

A coordenação do projeto ficou a cargo do colégio.

Enquanto escola coordenadora, o IDL (Instituto Duarte de Lemos), organizou atividades e visitas com o bjetivo de promover nos estudantes o sentido crítico e competências na área da comunicação, de forma a que se desenvolvam como cidadãos atentos à qualidade e veracidade das"notícias" veiculadas através das mais diversas fontes informativas.

No dia 7 de fevereiro realizou-se uma visita pedonal pela cidade de Águeda.

O grupo foi depois recebido na Câmara Municipal de Águeda por Jorge Almeida (Presidente da Câmara) e Marlene Gaio (Vereadora da Educação).

De seguida, visitaram o Centro de Artes de Águeda, para ver a exposição "O Desenho com pensamento"- obras de Pedro Cabrita Reis.

Ainda no mesmo dia, da parte da tarde, mais de cinquenta estudantes (3º ciclo e secundário) e professores tiveram a oportunidade de participar no seminário "Information as a Public Good", no Café-Concerto (Centro de Artes de Águeda).

Na quarta-feira, dia 8, o grupo realizou diversas atividades na cidade de Aveiro, juntamente com os alunos do 9º e 10º ano do colégio.

Workshop de ovos moles, passeio de moliceiro, roteiro de Arte Nova e visita às salinas foram algumas das atividades desenvolvidas.

A tarde passou-se na Canal Central.

Os estudantes visitaram os estúdios e o combate ao discurso de ódio e proteção da liberdade de expressão foi o tema principal.

O último dia foi passado no colégio, onde se realizaram algumas atividades organizadas pelos alunos dos quatro países.

Seguiu-se uma visita ao Panteão dos Lemos, onde se encontra sepultado o patrono da entidade de ensino - D. Duarte de Lemos.

Realizou-se um jantar de despedida, no qual foram entregues os certificados e as lembranças relativas a cada país.

Os próximos programas de mobilidade realizam-se no final de maio (Itália) e em outubro (Turquia).