"A ideia da Grande Rota é nós comunicarmos o nosso território" - Ribau Esteves.

2021-06-27 14:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro apresentou no final da manhã deste sábado, dia 26 de junho, os Percursos Dourado e Verde da Grande Rota da Ria de Aveiro, num troço entre os Municípios de Anadia e de Oliveira do Bairro.

Cada percurso da Grande Rota da Ria de Aveiro é o ponto de partida para uma experiência de valorização do património da oferta turística da Região.

A Grande Rota da Ria de Aveiro define-se como sendo um percurso de longa rota, com quase 600km de extensão total, que se divide em três percursos independentes e um conjunto de 11 percursos náuticos.

Estendendo-se por toda a Região de Aveiro, a Grande Rota da Ria de Aveiro abrange áreas classificadas de reconhecido valor natural e também redes de percursos pedestres, centros de BTT e ciclovias desenvolvidas pelos 11 Municípios que a integram.

Trata-se de uma iniciativa para conferir visibilidade, notoriedade e reconhecimento externo ao património natural existente na Região, não só para fins de conservação, proteção e desenvolvimento, como também para fins turísticos e de visitação.

Depois de em outubro de 2020 já ter sido inaugurado o Percurso Azul (GR 57), integrou o programa do Congresso Região de Aveiro 2021 a inauguração dos dois restantes percursos já constituídos e devidamente assinalados, promovendo-os junto da comunidade e de agentes turísticos locais.

O Percurso Dourado (GR58) é o mais amplo e diverso dos 3 percursos constituintes da Grande Rota da Ria de Aveiro.

De perfil linear, ao longo dos seus cerca de 234 km, percorre e explora paisagens e ecossistemas que do mar e da Ria se estendem às serras e ao vale do Vouga. Indicado para o cicloturismo, este percurso atravessa algumas das mais importantes povoações da Região.

O Percurso Verde (GR59) é o que mais se afasta da Ria de Aveiro ao longo do seu traçado de cerca de 194 km, destacando-se pela altimetria mais desafiante e desníveis acumulados mais acentuados.

Tal como nos restantes percursos, a intermodalidade é uma das suas principais características, sendo possível percorrer os seus caminhos a pé ou de bicicleta.

Da Ria de Aveiro aos vales do Vouga e do Alfusqueiro, da Bairrada vinhateira ao coração urbano de Aveiro, este é um percurso marcado pela diversidade.

Na sessão de inauguração, Ribau Esteves, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIRA, salientou a vaçorização da relação do homem com a natureza.

“Esse equilíbrio entre a presença humana e a natureza está aqui muito bem plasmado. A grande ideia da Grande Rota é nós comunicarmos o nosso território e convidarmos as pessoas a percorrerem estes caminhos fantásticos que passam em todos os 11 Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Além disso a Grande Rota integra bem a oferta gastronómica e de alojamento, fazendo deste um roteiro absolutamente imperdível nos circuitos de turismo e visitação de Portugal”, disse.

A Grande Rota da Ria de Aveiro corresponde a um investimento na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do Património Natural da Região de Aveiro e é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020, Portugal 2020 e FEDER).