Huawei instala laboratório em Aveiro dedicado ao 5G e à Inteligência Artificial.

2020-06-08 07:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A multinacional chinesa de telecomunicações Huawei formalizou uma parceria com a Universidade de Aveiro (UA) e o Instituto de Telecomunicações para criação de um laboratório em Aveiro dedicado ao 5G e à Inteligência Artificial.

A Academia refere que é mais uma ponte para fazer a afirmação da UA e da região como polo de inovação tecnológica à escala internacional.

O laboratório atuará no sentido de apoiar a indústria na criação, de soluções fiáveis para diferentes setores que permitam assegurar uma transição bem-sucedida para a sociedade digital em Portugal.

Esta parceria “permitirá à Universidade de Aveiro assumir um posicionamento de liderança nas áreas da tecnologia digital e das comunicações”, salienta o Reitor da UA.

Paulo Jorge Ferreira sublinha a relevância desta parceria para a UA e para a região. 

“A infraestrutura laboratorial que a Huawei instalará na Universidade de Aveiro tem um valor inestimável para o avanço da investigação, para o enriquecimento da nossa formação pós-graduada e para a afirmação internacional da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações numa área tão dinâmica das telecomunicações como são as tecnologias de nova geração, com profundos benefícios para a Região de Aveiro, para a inovação da nossa indústria e para a transição digital da nossa sociedade. Trata-se, assim, de mais um passo na direção certa – a olhar o futuro”.

Para José Carlos Pedro, professor da UA e presidente da Comissão de Gestão do IT “esta infraestrutura laboratorial de excecional valor para a investigação e apoio à formação pós-graduada desenvolvidas no IT” recoloca a instituição num restrito conjunto de ”unidades de investigação a nível mundial com acesso a tais instrumentos de investigação científica de ponta”, permitindo cumprir ainda melhor a sua missão ao serviço à comunidade.

 

Texto e foto: UA