Hospital de Ovar e Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga estabelecem protocolo de colaboração na área da cardiologia.

2022-09-12 12:58

Categoria: 

Concelho: 

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) e o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E.P.E. (CHEDV) formalizaram, esta segunda-feira, um protocolo de colaboração, no âmbito da especialidade de Cardiologia.

Tem por objeto a definição de procedimentos de articulação entre as equipas das duas entidades integrantes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) quando estão em causa, concretamente, utentes da área de abrangência do HFZ-Ovar que necessitem de acompanhamento, via referenciação, através dos Cuidados de Saúde Primários e intra-hospitalar, para consulta externa na especialidade de Cardiologia.

Este novo acordo estabelecido com o CHEDV vem reforçar a ligação das duas instituições integrantes do SNS, rentabilizando recursos e reforçando o trabalho em rede e a resposta de proximidade à população de Ovar, numa especialidade tão importante como é a cardiologia”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira. “Para a população que servimos este tipo de acordos são de extrema importância porque, sendo esta instituição muito limitada quanto aos seus recursos, nos permitem ir ao encontro das necessidades da população”, sublinha.

Para o presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva, “este acordo só é possível fruto do crescimento do nosso serviço de Cardiologia, que tem conseguido reforçar o seu quadro de médicos e introduzido novas áreas de tratamento mais avançadas”. O mesmo responsável considera que “o espírito de colaboração entre as instituições do SNS é fundamental, não só para conseguirmos chegar mais próximo das pessoas, mas fundamentalmente para rentabilizarmos melhor os recursos de que dispomos”.

Este protocolo agora celebrado, para além de permitir o acesso às consultas médicas especializadas de Cardiologia, também cria melhores condições para o acesso dos utentes de Ovar aos tratamentos mais diferenciados realizados no CHEDV, bem como na colaboração das duas instituições na formação dos profissionais.