Horizontes da Física inicia sessões com encontro sobre iluminação LED.

2015-03-04 10:57

Categoria: 

Concelho: 

O ciclo de conferências “Horizontes da Física 6” começa esta noite para a edição de 2015. Este é um evento bienal que tem como objetivo divulgar e promover a física junto da população. Nesta primeira palestra, que irá decorrer no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, esta noite, às 21h30, a convidada é Rute André, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO) para discutir os “Desafios para a iluminação LED no Ano Internacional da Luz”.

A iluminação é responsável por, aproximadamente, 20 % do consumo mundial anual de energia, de acordo com a Agência Internacional de Energia. As fontes de iluminação mais usadas, como as lâmpadas incandescentes e as lâmpadas fluorescentes, são ineficientes convertendo apenas, respetivamente, cerca de 5 % e 20 % da energia elétrica em luz.

Por outro lado, a energia usada na produção de iluminação mundial é uma das maiores causas de emissões de gases de efeito estufa. Os LEDs (sigla derivada do termo em inglês Light Emitting Diode) apresentam-se como uma alternativa energeticamente mais favorável e ambientalmente mais sustentável às fontes de iluminação convencionais, esperando-se, assim, que venham a dominar nas próximas décadas a indústria de iluminação.

A relevância tecnológica e social deste conceito foi reconhecida este ano pela Academia Sueca ao atribuir o prémio Nobel da Física a Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura pela invenção dos LEDs emissores de luz azul como precursores de fontes economizadoras de energia.

Esta será a primeira de quatro palestras que irão compor o “Horizontes da Física 6”. As três seguintes decorrerão também durante o mês de março, às quartas-feiras pelas 21h30, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.