Horizontes da Física analisa defesa planetária.

2023-03-15 09:31

Categoria: 

Concelho: 

Horizontes da Física 9 entra na terceira sessão.

Esta quarta, dia 15 de março, sessão dedicada aos trabalhos científicos focados na defesa planetária, mecanismos de proteção contra asteroides e revelação de alguns resultados das missões da NASA, OSIRIS-Rex, e as missões Gaia e Hera da Agência Espacial Europeia (ESA) em Asteroides com o objetivo de conhecer melhor estes que são os corpos mais antigos do Universo.

O orador é Humberto Campins (UCF, Flórida - EUA)

O astrofísico venezuelano-americano nasceu a 1958 em Mérida, Venezuela, e é atualmente professor de ciências planetárias, física e astronomia na Universidade da Flórida Central (UCF), nos Estados Unidos.

Humberto Campins é conhecido pelo seu trabalho na pesquisa de asteroides e cometas, em particular pelos seus estudos sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. É também um dos principais investigadores do espectro infravermelho de asteroides próximos da Terra e cometas.

Como instrumentos de trabalho, usa observatórios em todo o mundo, inclusive no Arizona, Chile, França, Havaí, Espanha e Cidade do Vaticano.

A sua descoberta de gelo de água e moléculas orgânicas no asteroide 24 Themis deu origem a uma publicação na revista Nature, reforçando a ideia de que parte da água da Terra teve origem em colisões de asteroides.

Publicou mais de 150 artigos nas mais prestigiadas revistas científicas internacionais, dirigiu o Florida Space Grant Consortium da NASA por 3 anos, e ganhou vários prémios de ensino e pesquisas científicas.

O asteróide “3327 Campins” foi nomeado em sua homenagem pela União Astronómica Internacional.

A entrada neste evento é livre e gratuita em todas as conferências e a FISUA irá emitir certificados de participação para todos aqueles que assistirem a pelo menos três das quatro palestras.

Para seguir às 21h30 no auditório da Reitoria.