"Há um antes e um depois da entrada ao serviço das fragatas da classe Vasco da Gama” - Almirante Alexandre Fonseca.

2016-06-22 11:24

Categoria: 

Concelho: 

Vinte e cinco anos depois da chegada das fragatas da classe Vasco da Gama à Marinha Portuguesa, chegou o momento de inscrever essa classe no percurso da Marinha. Passo dado com o lançamento do livro “Duas Naus, um Cruzador e duas Fragatas”, coordenado por Orlando Themes de Oliveira.

Aveiro recebeu o lançamento e o Almirante Alexandre Fonseca, das Edições Revista de Marinha, lembrou que as fragatas que chegaram há 25 anos marcaram um ponto de viragem. Mudaram-se hábitos, conhecimentos e as operações internacionais passaram a contar com a Marinha Portuguesa em postos de comando. Tudo devido a uma revolução que foi também tecnológica.

“Estes navios trouxeram a capacidade de comando de forças navais, trouxeram alterações à organização, rotinas e até na alimentação. Foi importante na área do treino e avaliação. Qual revolução silenciosa, essa nova forma de estar expandiu-se a todos os navios, escolas e serviços de apoio. Há um antes e um depois da entrada ao serviço das fragatas da classe Vasco da Gama”.

O Almirante Tito Cerqueira apresentou a obra como tributo à Marinha Portuguesa pela sua história em particular nos últimos 25 anos ligados à entrada em cena das fragatas da classe Vasco da Gama. Antigo comandante de submarinos, o Almirante destacou no ISCIA a importância do lançamento do livro “Duas Naus, um Cruzador e duas Fragatas”.