Grupo local de ação das pescas da Galiza esteve na região de Aveiro.

2022-05-12 10:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo recebeu, na passada terça-feira, uma delegação do Grupo de Ação Local do Sector das Pescas (GALP) do Golfo Ártabro Norte, entidade colaboradora da Consellería do Mar para a gestão dos apoios do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).

Esta delegação tinha como objetivo conhecer ‘in loco’ as boas-práticas associadas à economia do mar desenvolvidas pelo Município de Ílhavo.

A visita iniciou-se no Mercado da Costa Nova, com o intuito de dar a conhecer com maior detalhe as formas de controlo da qualidade do marisco confecionado, além das zonas de crus e de diversos.

No ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos, a visita centrou-se no trabalho do Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar.

Seguiu-se uma visita ao Museu Marítimo de Ílhavo, onde se partilhou a história e a cultura piscatória local, em particular da pesca longínqua do bacalhau.

Antes de contactar com algumas das tarefas da maricultura da ostra, nos locais de produção, o grupo teve a oportunidade de degustar alguns dos principais produtos locais: ameijoa, berbigão, navalhas, choco, mexilhão, bacalhau e ostras.

Seguiu-se uma reunião com a Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA), entidade que representa uma parte significativa dos pescadores e mariscadores locais, desde logo para comparar práticas, procedimentos, dificuldades e forma de as superar.

A visita encerrou na Lota de Aveiro, no Porto de Pesca Costeira, na Gafanha da Nazaré, tendo o grupo acompanhado um leilão, que se constituiu um momento de partilha de procedimentos relativamente à cadeia de valor das pescas e mariscos.

A comitiva, constituída pelos dirigentes do grupo de ação local e por mariscadores e pescadores, foi liderada pela Vereadora do Desenvolvimento Económico, Mariana Ramos, que deu a conhecer as ações desenvolvidas pela autarquia no âmbito do projeto "Ostras e Outros Bivalves da Ria de Aveiro - Município de Ílhavo", cofinanciado pelo MAR2020, pelo Portugal2020 e pela União Europeia, através do FEADER - Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.