'Grupo de Trabalho Aspetos Positivos das Dragagens' reforça o papel das dragagens na navegabilidade marítima.

2016-06-20 16:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O 'Grupo de Trabalho Aspetos Positivos das Dragagens' reforça o papel das dragagens na navegabilidade marítima mas também na proteção da Orla Costeira mas, também, a forma como as comunidades portuárias encaram esta realidade.

No rescaldo do encontro realizado no anfiteatro do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro (UA), sob o tema 'Gestão de Dragagens', no final da semana passda, Teresa Sá Pereira, Presidente do referido Grupo de Trabalho, defende que ao longo dos anos "há uma variação na forma de encarar as dragagens que passaram a integrar a ação dos gestores de forma natural". (com áudio)

Organizado conjuntamente pela Administração do Porto de Aveiro e pela UA, o workshop inseriu-se nas atividades que o 'Grupo de Trabalho Aspetos Positivos das Dragagens', constituído por entidades portuguesas e espanholas, desenvolveu em Aveiro.

Braga da Cruz, Presidente da Administração do Porto de Aveiro, destaca o esforço de adaptação das dragagens às exigências ambientais, adaptação essa que considera ter já sido assimilada pelos responsáveis desta área específica. O gestor admite que o caminho é afirmar um trajeto com “ um avanço significativo com dragagens que sejam sustentáveis do ponto de vista social, do ponto de vista ambiental e do ponto de vista económico”.