Greve climática estudantil sai à rua e protesta contra estacionamento no Rossio.

2021-09-24 07:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Greve climática estudantil sai à rua em cidades nacionais e Aveiro está na lista com referência a projetos locais.

As sextas-feiras 24 de setembro e 22 de outubro são pelo Futuro e em nome do combate pelo meio ambiente com greve climática estudantil.

“Estamos em crise!” dizem os jovens portugueses que vão sair às ruas esta sextas e no próximo dia 22 de Outubro.

O movimento Fridays For Future, no qual a Greve Climática Estudantil está inserida, lança o apelo para que todas as pessoas se mobilizem e façam greve nos dias 24 de setembro e 22 de outubro, “porque a crise climática já cá está e veio para ficar”.

Dá o exemplo dos mais de 50ºC no Canadá e temperaturas muito abaixo do zero em África, com Alemanha e Bélgica debaixo de água, e com a temperatura do mar em valores pouco habituais em diversas latitudes.

“As alterações climáticas têm causado graves consequências na vida das pessoas, com evidência na perda e redução da qualidade de recursos essenciais, como ar, água, comida e saneamento. Seguidas da falta de condições dignas à vida intensificam-se as migrações de refugiados e surgem guerras que as intensificam ainda mais, e os problemas sociais voltam a agravar-se”.

Em Aveiro, a Greve Climática Estudantil reivindica uma rede de transportes públicos elétricos e acessíveis à população de acordo com as suas necessidades relativamente a horários; Uma rede de ciclovia segura; Impedir a construção do novo estacionamento no Rossio; O impedimento do surgimento de novos projetos poluentes, como a anunciada central de biomassa da Navigator e um maior investimento em energias renováveis.

Atividades às 10h no parque da Fonte Nova.