Governo anuncia reforço de meios do IPMA para garantir respostas atempadas aos mariscadores.

2020-10-07 07:56

Categoria: 

Concelho: 

O Governo assume que prepara o reforço de meios do IPMA para garantir respostas mais ágeis na análise de moluscos bivalves e, dessa forma, permitir melhor informação aos pescadores e mariscadores.

A resposta do Gabinete do Ministro do Mar à pergunta do Deputado do CDS, João Pinho de Almeida, sobre análises realizadas às águas onde é permitida a pesca tradicional de bivalves relata um processo que segue padrões europeus.

Recorde-se que a 18 de agosto o Deputado do CDS João Pinho de Almeida questionou o Ministro do Mar no sentido de saber da viabilidade da criação de métodos que permitam resultados mais céleres das análises realizadas às águas onde é permitida a pesca tradicional de bivalves, e também da viabilidade do estabelecimento de um dia fixo para divulgação dos resultados dessas análises, por forma a permitir aos mariscadores um planeamento da sua atividade, sem provocar prejuízos avultados no seu sustento diário.

Na mesma altura, através de um projeto de resolução, cujo primeiro subscritor é o Deputado João Pinho de Almeida, os deputados do CDS-PP recomendaram ao Governo a criação de métodos que permitam resultados mais céleres das análises realizadas às águas onde é permitida a pesca tradicional de bivalves, e o estabelecimento de um dia fixo para divulgação dos resultados dessas análises, por forma a permitir aos mariscadores um planeamento da sua atividade, sem provocar prejuízos avultados no seu sustento diário.

O Governo diz que não é viável definir dias fixos, assumiu que tem no terreno equipas para tornar mais ágeis os procedimentos mas diz que há protocolo a cumprir que implica algum tempo de espera.

E diz que os testes rápidos que surgem no mercado não são fiáveis.

Ainda assim diz que vai investir no reforço de meios para melhorar todo o processo uma vez que as amostras, preparadas por técnicos do IPMA, na região de Aveiro, são depois transportadas para Algés.