GNR: Apreensão de mais de meia tonelada de pescado na Gafanha da Nazaré.

2022-08-11 16:55

Categoria: 

Concelho: 

A GNR apreendeu ontem mais de meia tonelada de "diverso pescado fresco", na Gafanha da Nazaré.

"Numa ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura e desembarque de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram uma embarcação de arrasto, encontrando no seu interior 33 quilos de lula vulgar e 14 quilos de polvo vulgar sem as medidas regulamentares para ser capturado e mantido a bordo. Os militares detetaram ainda inconformidades no preenchimento do diário de pesca eletrónico, nomeadamente, o não cumprimento das obrigações de registo e declaração de dados relativos às capturas de pescado, culminando assim, na apreensão de 483 quilos de pescado diverso que não estava registado".

Foi identificado o mestre da embarcação, um homem de 40 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação ao armador da embarcação, cuja coima pode ascender aos 125 mil euros.

O pescado não registado foi entregue à lota de Aveiro para ser vendido no regime de leilão e o pescado subdimensionado será alvo de inspeção higiossanitária para ser doado a instituições de solidariedade social.