GNR apreendeu 274 quilos de bivalves em Aveiro.

2021-08-03 15:25

Categoria: 

Concelho: 

A GNR de Aveiro apreendeu hoje 111 quilos de amêijoa-macha, 73 quilos de amêijoa-boa e 90 quilos de amêijoa-japonesa, com o valor estimado de 4.355 euros, em duas ações distintas, no Concelho de Aveiro.

No primeiro caso e no âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo do cumprimento das regras de captura e comercialização de bivalves, os militares da Guarda abordaram um homem, de 34 anos, que transportava 208 quilos de bivalves vivos, sem possuir qualquer documento que comprovasse a sua origem. No decorrer da ação foi elaborado um auto de contraordenação por transportar bivalves vivos sem o respetivo documento de registo e por falta de rastreabilidade, cujas coimas podem ascender aos 25.000 euros.

Na segunda situação detetaram dois suspeitos que transportavam 66 quilos de bivalves que tinham sido capturados através de mergulho ilegal, com recurso a botija, e que se colocaram em fuga quando se aperceberam da presença da GNR. No decorrer das diligências policiais foi elaborado um auto de contraordenação por captura de bivalves sem a devida autorização, cuja coima pode ascender a 2.000 euros. Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao habitat natural.