Gil Eanes presta tributo a pescadores do "Águas Santas".

2017-09-01 15:13

Categoria: 

Concelho: 

O Navio Gil Eannes acolhe no próximo dia 6 de setembro a Comunidade de Saint Malo para um tributo aos pescadores do arrastão português “Águas Santas” pelo resgate feito ao pescador francês Jean Baptiste, que em março de 1959, no navio francês “Colonel Pleven” caiu ao mar, precisamente no Golfo de São Lourenço, Banco da Pesca do Bacalhau na Terra Nova, mar do Atlântico Norte.

A tripulação do “Águas Santas” conseguiu resgatar, são e salvo, este jovem pescador francês que foi descoberto por se encontrar a flutuar em cima de um bloco de gelo.

Jean Baptiste refere com emoção o momento vivido. “só via o Colonel Pleven afastar-se cada vez mais de mim e eu na água. Perdi a noção do tempo. Vi, depois, um outro navio, de cor preta, aproximar-se. Era o Águas Santas. Desceram um dóri do navio e vieram até mim…”

Uma delegação de Saint Malo chegou a viajar até Portugal no início deste ano para encontrar pescadores dessa época e a homenagem mas a busca não foi fácil atendendo à falta de registos e ao facto de muitos homens dessa epopeia já terem faclecido. A homenagem sonhada por Jean Baptiste realiza-se no Gil Eanes uma vez que a bordo do navio Português existiram pescadores da zona de Caminha.