"Gastronomia é um excelente cartão de visita de Portugal" - Secretário de Estado das Florestas.

2016-05-30 10:08

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mandes Godinho, marcaram presença na cerimónia de instituição do Dia Nacional da Gastronomia, celebrado, pela primeira vez, em Aveiro.

Os membros do Governo concordam que “a Gastronomia é um excelente cartão de visita de Portugal e é sem dúvida uma da nossas referências identitárias mais importantes, faz parte do nosso DNA”.

Na sua intervenção, o Secretário de Estado responsável pela área do Desenvolvimento Rural referiu que “o Dia Nacional da Gastronomia é uma manifestação coletiva que releva o potencial produtivo do nosso território, que enaltece a biodiversidade, os nichos sociais e económicos que, independentemente da sua dimensão, todos somados são relevantes para a manutenção da coesão do nosso território, e em particular dos espaços rurais”.

O Secretário de Estado apresentou também a plataforma interativa dos “Produtos Tradicionais Portugueses”, uma plataforma digital que resulta de uma parceria entre a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e que está associada à marca coletiva “Tradiocional.pt”, cujo logótipo foi desenvolvido pelos alunos da Universidade de Aveiro.

O Secretário de Estado explicou que esta plataforma abre “uma porta de entrada para o registo e promoção de muitos outros produtos da gastronomia tradicional por vezes esquecidos nas localidades e regiões de Portugal”.

Pedro Machado, da Turismo do Centro, acredita que o dia “vai ajudar o país a conquistar a capacidade de produzir riqueza” e Ribau Esteves, no papel de anfitrião, revelou contentamento pela forma com o evento decorreu, com lotação esgotada no mercado Manuel Firmino, relevando a qualidade dos produtos nacionais potenciado pelo esforço das confrarias nacionais (com áudio).